A Contabilidade é uma ciência que monitora as variações do patrimônio, desde a formação da empresa, e que pode ser utilizada para acompanhar a saúde financeira do negócio.
As informações são distribuídas em diferentes documentos, que servem para análise dos gestores internos, mas principalmente, agentes externos à empresa.
A Contabilidade Financeira e a Gerencial diferenciam-se na maneira que são feitas, devido aos diferentes usuários da informação contábil da empresa.
De maneira simples, enquanto a Contabilidade Financeira é feita para apreciação de usuários externos, a Contabilidade Gerencial é utilizada internamente pelos gestores da empresa.
Sendo assim, a Financeira é quem formam os valores que aparecem nas demonstrações contábeis, como o Balanço Patrimonial, a partir de princípios e normas que devem ser seguidas.
Na Contabilidade Gerencial o foco é voltado ao planejamento e controle do uso de recursos, utilizando os valores da Contabilidade Financeira na interpretação e tomada de decisão da administração.